sexta-feira, 17 de junho de 2011

Indicação do Vereador Jones, tem como objetivo solicitar ao prefeito municipal que viabilize Exame de Acuidade Visual para os Alunos do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino.

INDICAÇÃO Nº 004 /2011

            INDICO ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, que proceda com encaminhamentos necessários para que a Secretaria Competente  viabilize  Exame de Acuidade Visual para os Alunos do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino.

Justificativa,

Senhor Presidente.
Senhora Vereadora e Senhores Vereadores.

O acesso a informação no mundo atual é fator essencial para um bom desempenho, seja ele profissional ou escolar, este ultimo fundamental na formação do ser humano. Entretanto o conhecimento perpassa pela leitura, e muitas são as crianças do Ensino Fundamental que apresentam dificuldade de leitura, na maioria dos casos estão ligadas a problemas visuais, às vezes desconhecidas até pelos pais. Essa situação prejudica o desempenho escolar, muitos alunos acabam reprovando inúmeras vezes, causando além do prejuízo pessoal, ônus ao município com a reprovação. A deficiência visual quando detectada e tratada precocemente diminui a reprovação escolar dando economia ao município e satisfação para o aluno, doenças tratadas precocemente evita investimento maior no futuro. O cuidado com as crianças é dever de todos, ao parlamento cabe o dever de implantar políticas destinadas ao bem-estar da população. O sistema público de saúde deve fornecer a população os aparelhos necessários para corrigir deficiências. Muitas vezes as pessoas carentes vão até o médico oftalmologista, fazem os exames, mas não têm condições de adquirir um óculo para corrigir o problema detectado. Esta Preposição pretende sanar a omissão e estabelecer por diploma legal e obrigatoriedade a nível municipal da Avaliação de Acuidade Visual. A aprovação desta Indicação redundará em um grande benefício para cidade de Tucuruí. As deficiências visuais serão detectadas e tratadas precocemente e outras serão evitadas pela ação preventiva.

“O Parlamento que pensa em seu povo, trabalha com o olhar no futuro, prevenindo, tratando e evitando que as crianças de hoje sejam punidas com a escuridão do amanhã.” É pensado no futuro de nossas crianças que solicito aos meus pares pela aprovação desta Preposição.

É a justificativa.


Jurema Valente – Assessora de Imprensa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário